Oficina das imagens não vistas

Fotografia; Arquivo; Edição; Criação

Esta oficina desenvolve-se numa perspetiva de relação com lugares na cidade que apareçam em fotografias do álbum de família dos seus participantes. O participante fotografa o local com uma câmara estenopeica (pinhole), que devido às suas características técnicas exige um tempo longo de exposição para a captura da imagem, e simultaneamente descreve a imagem, sendo o áudio gravado. O tempo que o participante tem para descrever a imagem é determinado pelo tempo de captura da fotografia.

A imagem e o áudio são expostos num site, onde se exploram as possibilidades de criação de um arquivo que é simultaneamente um objeto artístico.

Este grupo trabalhará com câmaras estenopeicas, por todo o território de Lisboa, e nas instalações do atelier Imagerie refletindo sobre o território e a sua ocupação, enquanto desafios da cultura contemporânea, explorando temas como a turistificação e a gentrificação, utilizando a fotografia estenopeica como ferramenta que promove uma desaceleração da prática e uma observação propositadamente mais consciente do espaço e do tempo.

Dos resultados desta oficina, será criado um  fotolivro coletivo.

horário:

sessões semanais de 2 horas, em horário a definir, adequado à disponibilidade dos participantes

duração:

de junho a outubro de 2019 (pausa em agosto)

locais:

atelier IMAGERIE – Casa de Imagens (Rua 2 da Matinha, Lota A, 5ª piso D, 1950-073 Lisboa) e vários locais em Lisboa

nº máximo de participantes:

8

requisitos para inscrição:

(preferencial) ter um álbum de fotografias de família com imagens tiradas em Lisboa

inscrições:

+351 916 199 408
geral@imagerieonline.com

PARTICIPAÇÃO GRATUITA

Advertisements